fbpx
>>Filtro solar no inverno: entenda a importância de proteger sua pele na estação mais fria do ano

Filtro solar no inverno: entenda a importância de proteger sua pele na estação mais fria do ano

Filtro solar no inverno: entenda a importância de proteger sua pele na estação mais fria do ano

No verão costumamos manter hábitos mais saudáveis: tomamos mais água, praticamos mais exercícios físicos e protegemos nossa pele. O início do inverno, geralmente, chega junto com o abandono de tais rotinas. Seja pelo frio ou pela ilusão de que estamos protegidos do sol, acabamos ficando desleixados com o cuidado com a saúde.

O protetor solar, por exemplo, nosso melhor amigo em dias ensolarados e quentes, no inverno é esquecido. O que poucas pessoas sabem é que esse descuido pode causar sérios danos à pele. Estudos confirmam que o sol do inverno possui a mesma incidência de raios ultravioletas que o do verão, sendo assim, um dia de sol na estação mais fria do ano, precisa dos mesmos cuidados do que em alta temporada.

Na verdade, a pele precisa ainda de mais cuidados no inverno. Além do uso do filtro solar, é importante hidratar bem o corpo. A época mais fria é também a mais seca, o que nos deixa com a pele desidratada. Alguns filtros solares já vem com a função hidratante junto, assim, é possível se proteger duplamente.

Falta de sol não significa descuido

Mesmo que não haja sol no céu, é importante passar protetor solar. Em dias nublados ou chuvosos, também há incidência de raios UVA e UVB, apesar de em menor quantidade. Ou seja, ficar exposto sem proteção mesmo em dias que aparentemente não trariam riscos, pode machucar a pele superficial e profundamente.

Além disso, precisamos estar atentos à luz branca dos ambientes fechados. A exposição à luz do escritório, por exemplo, também pode causar danos à pele. O ideal é usar um protetor, mesmo que de fator baixo, se a exposição é diária.

Proteção personalizada

Já sabemos da importância de se usar protetor solar mesmo no inverno e em ambientes fechados. Mas não é qualquer filtro que vai ajudar. Cada pessoa possui um tipo de pele e características como oleosidade e cor interferem em como deve ser a proteção.

Para o inverno, o recomendado é que se use protetor fator 30. Mas pessoas de pele mais branca e que possuem sardas ou um número maior de pintas, precisam de uma proteção mais forte, geralmente fator 60, sendo necessário, em alguns casos, um nível maior de proteção até o fator 99.

Além disso, quem tem a pele naturalmente oleosa, pode usar um filtro solar específico para essa característica, assim previne males do excesso de oleosidade, como o rosto brilhante ou acne.

Como já falamos, quem tem a pele seca pode optar por protetores que ofereçam um benefício duplo: hidratação e bloqueio dos raios ultravioletas.

Especialistas indicam para quem tem manchas na pele que use filtro solar com pigmento. Assim, além de proteger as manchas já existentes, o creme ainda ajuda a prevenir o surgimento de novas.

Raios ultravioletas: o inimigo da pele saudável

Esses cuidados todos são necessários porque a exposição inadequada aos raios ultravioletas pode causar sérios danos à pele: desde manchas causadas pela falta de proteção, até o câncer de pele. Além disso, a radiação presente na luz solar ajuda a diminuir a presença de colágeno na pele, facilitando o seu envelhecimento precoce.

Com todas essas informações você não vai deixar de passar protetor solar até mesmo no inverno, não é? Na Well, você pode encontrar uma linha completa de filtros solares e encomendar a opção ideal para o seu tipo de pele. A nossa equipe farmacêutica está preparada para te receber e te ajudar a identificar qual tipo de proteção sua pele necessita.  Nos faça uma visita!

2018-07-31T18:19:10+00:0030/07/2018|Categorias: Cuidados com a pele|Tags: , , |

Deixe seu comentário