fbpx
Loading...
>>Medicamento manipulado: dicas e cuidados essenciais

Medicamento manipulado: dicas e cuidados essenciais

Medicamento manipulado: dicas e cuidados essenciais

Manipular seu medicamento ao invés de compra-lo pronto em drogarias é a escolha de muitas pessoas. Hoje a farmácia de manipulação tem capacidade técnica e acesso a matérias-primas para manipular praticamente todos os remédios. As vantagens do medicamento manipulado são muitas: dosagem correta para o tratamento, possibilidade de associações, personalização do medicamento para cada paciente e preço mais acessível.
Abaixo listamos algumas dicas para você manipular seu medicamento com segurança e tranquilidade. Para começar, uma pergunta básica:

O que é um medicamento manipulado

Trata-se do medicamento que é preparado dentro da farmácia pelo próprio farmacêutico ou por profissional capacitado. É feito sob medida para cada paciente, mediante prescrição de um profissional habilitado, indicando as dosagens, substâncias e posologias para o tratamento.

Confira abaixo as dicas e cuidados que você precisa tomar com seu medicamento manipulado

1. Verifique se sua farmácia de manipulação possui estrutura adequada

Se você fizer uma pesquisa rápida no Google por “Farmácias de Manipulação Interditadas”, você verá que existem farmácias que não respeitam as leis de funcionamento da vigilância sanitária. Você precisa garantir que a farmácia de manipulação escolhida possui estrutura adequada para a manipulação do medicamento da forma correta. Solicite ao farmacêutico informações sobre a empresa, peça para conhecer o laboratório e verifique a documentação da farmácia, dessa forma você terá certeza que está comprando de um local idôneo e de confiança.

2. Mantenha o medicamento na embalagem original

Nunca coloque um medicamento manipulado em um pote separado ou diferente de sua embalagem original, isso pode levar a mudanças em sua composição e perda da eficácia do mesmo.

3. Sempre guarde seus medicamentos nos locais adequados

Um local livre da luz do sol, com uma temperatura estável e longe da umidade são os três pontos fundamentais para a boa conservação do seu medicamento manipulado. Um erro comum que muitas pessoas cometem é deixar os medicamentos manipulados perto da pia do banheiro, sendo este um local totalmente inapropriado. Além de úmido, há variações de temperatura consideráveis neste ambiente.

Nunca faça contato direto com os medicamentos

Medicamentos manipulados em cápsulas são bem sensíveis à umidade, portanto evite coloca-os nas mãos e devolvê-los ao pote. Quando o manipulado for um creme, você deve utilizar a espátula ou utensilio de apoio fornecido pela farmácia de manipulação para lidar com o remédio.

Com medicamento não se brinca

Cuidados com a saúde devem ser levados a sério, lidar com remédios manipulados não é complicado, siga essas dicas e as orientações do seu médico para extrair o máximo do seu tratamento.

Caso ainda tenha dúvidas, entre em contato conosco e fale com nossos farmacêuticos, medicamento é um assunto muito sério, conte com a Well sempre que precisar.

Deixe seu comentário