fbpx
>>Própolis: seu melhor amigo no inverno

Própolis: seu melhor amigo no inverno

Própolis: seu melhor amigo neste inverno

Não é exagero afirmar que o inverno é a estação das doenças.  Ao mesmo tempo em que as pessoas ficam com o sistema imunológico mais fragilizado, o vírus da Influenza – responsável por causar gripes e pneumonias – fica mais forte. Nos primeiros seis meses deste ano o número de mortes relacionadas ao vírus dobrou no país em relação ao mesmo período do ano passado – de 207 em 2017, o valor passou para 446.  O cenário piora com a chegada oficial do inverno, isso porque as condições climáticas, como temperaturas mais baixas e menos incisão de raios ultravioletas, formam um cenário ideal para o vírus, que com mais força consegue afetar até mesmo organismos saudáveis.

Os hábitos no inverno também contribuem para o aumento de doenças. As pessoas tendem a ficar em lugares mais fechados para se aquecer, o que facilita a transmissão do Influenza. Além disso, o contato com a água é menor e a prática de esportes também, facilitando a retenção do vírus no corpo humano.

Nessa época é comum assistirmos diferentes propagandas de remédios que combatem as doenças da estação, mas existe uma forma natural não só de diminuir os sintomas delas mas também de preveni-las: o própolis.

Mas afinal, o que é o própolis?

Produzido pelas abelhas, essa substância é usada para proteger a colmeia. É uma massa, que mais parece uma resina, que elas produzem a partir de plantas e árvores. No organismo humano, o própolis continua com a missão de proteção – ele estimula a maior produção de alguns tipos de células que apresentam antígenos e linfócitos.

Sendo assim, ajuda a melhorar o sistema imunológico, deixando o corpo mais forte e preparado para o Influenza. Mas além dessa função, o própolis ainda apresenta uma  ação bactericida, antiinflamatória e antioxidante, de acordo um estudo de pesquisadores da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ) da USP. O composto, portanto, vai além de criar um campo de força contra os vírus e combate efetivamente os “invasores”.

Outro benefício sentido no organismo humano é o aumento da resistência a dores e infecções. Isso porque o própolis é composto de diferentes fitoquímicos que as plantas utilizam para criar uma defesa contra infecções. Alguns estudos apontam que a composição da substância é tão complexa que se aproxima da formação de antibióticos sintéticos.

Dependendo da planta de origem, o composto pode ter diferentes tipos, que mantém os mesmos benefícios. O própolis pode ser:

Verde – Geralmente proveniente do alecrim-do-campo. Estudos no Japão atribuem a essa modalidade benefícios antitumorais.

Vermelho – Comumente produzido por meio da planto Rabo-de-bugio, esse tipo de própolis possui em sua formação substâncias que não são encontradas nos outros, tornando-o um composto diferenciado.

Preto – É o tipo mais comum de própolis uma vez que é produzido a partir de várias espécies de plantas.

Como consumir o própolis:

Uma das formas mais comuns de consumo desse composto é por meio de pastilhas efervescentes que possuem também em sua fórmula Zinco e Vitamina C. Além da mistura ser um grande reforço para o sistema imunológico, ela é feita porque o própolis tem a capacidade de preservar a ação da Vitamina C.

Outra forma de consumo é por meio de sprays que auxiliam diretamente problemas relacionados à garganta – tão comuns nas épocas mais frias e secas do ano. O própolis ajuda a suavizar e aliviar a dor. A forma de aplicação auxilia o composto a chegar diretamente no tecido infectado, tornando-o mais eficaz e com resultados mais rápidos.  Geralmente, estes sprays possuem outros fitoterápicos que auxiliam a desinflamar e lubrificar a garganta, gerando um alívio quase que imediato.

Além disso, o própolis pode ser ingerido em forma de suplemento alimentar regularmente. Assim, ele ajuda o corpo a já estar preparado para os vírus que se multiplicam no inverno e diminui as chances de infecções.

Um composto, múltiplos benefícios

O Própolis oferece todos esses benefícios que citamos uma vez que apresenta em sua composição nutrientes como vitaminas do complexo B, Vitamina A,  minerais como o ferro, magnésio, silício, alumínio, zinco, bromo e titânio.

Nas farmácias de manipulação, os medicamentos feitos a partir do própolis podem ser encontrados. Na Well, que comercializa medicamentos manipulados de uma forma inovadora, é possível encomendar online o composto e estar preparado para passar o inverno longe de doenças, sem sair de casa.

2018-07-24T19:21:31+00:0012/07/2018|Categorias: Dicas sobre medicamentos|Tags: , , |

2 comentários

  1. Roseane Carvalho 12 de julho de 2018 at 19:31 - Reply

    Boa noite,

    Minha mãe, recentemente descobriu um adecarcinoma de vesícula biliar (0ut/17) e atualmente está fazendo quimioterapia com gencintabina.
    Devido a quimioterapia, o sistema imunológico está mais suscetível.
    Poderiam me informar se poderá fazer uso do própolis composto, para fortalecer a imunidade?

    Grata,

    • Dra. Jaqueline Hernandez 12 de julho de 2018 at 20:06 - Reply

      Boa noite, senhora Roseane, tudo bem?

      Sim, o própolis composto ajudaria no aumento de imunidade de sua mãe, além de possuir ação antioxidante que combate os radicais livres, responsáveis por destruir células saudáveis e que causam diversas doenças, como o câncer.
      Associado ao composto de própolis, a senhora pode utilizar também o pólen apícola desidratado e a geleia real, são dois excelentes produtos que auxiliarão no aumento da imunidade de sua mãe.
      Caso queira mais informações entre em contato conosco pela nossa central de atendimento pelo telefone 11 2659-2159, temos uma linha extensa de produtos derivados do própolis disponíveis em nossa loja.

      Agradecemos pelo seu comentário e aguardamos o seu contato! 🙂

Deixe seu comentário